Skip to content

Faz a Diferença: Realmente ou Metafóricamente(!?)

Outubro 15, 2009

A Amnistia Internacional faz a diferença, ao assinalar o “Dia Internacional da Erradicação da Pobreza” no dia 17 de Outubro.
Passa e deixa a tua mensagem no Largo do Chiado em Lisboa, numa iniciativa que começa pelas 11 h e termina às 18.30 h.
Pretende-se alertar a todos os que passam indiferentes, para que comecem a marcar a diferença.


Irradica-a(!)

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Outubro 16, 2009 10:00 pm

    A autonomia das autarquias a par das crescentes aspirações e reivindicações das populações vem conduzindo a um reforço de atribuições e competências das mesmas criando condições que lhes permitem intervir mais directamente e intensamente na melhoria da qualidade de vida das populações respectivas. Dentro desta lógica, e uma vez que a vertente social das autarquias passa a ter um papel cada vez mais relevante nas mesmas, o Serviço Social neste âmbito aparece-nos como um campo que decorre das continuas e profundas transformações económico-sociais e politicas operadas desde o marco histórico que foi o 25 de Abril de 74.
    De um ponto de vista geral e não obstante o nível social da actuação das autarquias locais ter vindo a ultrapassar largamente o preconceito na legislação podemos dizer que as atribuições municipais relativamente a áreas referidas no domínio social apresentam ainda algumas limitações. Um dos indicadores que nos permitem constatar essas limitações é o nível financeiro, em que se verifica uma excessiva dependência de um grupo significativo de autarquias em relação à transferências do estado, principalmente nos municípios de menor dimensão e do interior do país, sendo estas que mais sofrem com as dificuldades financeiras. A área social é também a primeira a sofrer as consequências das restrições financeiras. Perante as dificuldades na esfera financeira, seria importante que os autarcas mudassem a tónica das prioridades para a esfera social, o que ainda pouco se verifica.
    Mas o que é facto é que o serviço social autárquico é extremamente importante, permitindo um contacto muito próximo com as populações e com as suas necessidades, assim deveria sem dúvida adquirir um maior peso tanto dentro da autárquica como ao nível político, pois muitas vezes é usado como escape para os problemas e muito poucas beneficiado nas conquistas.

    Jorge Neves
    jmfncriativo@gmail.com
    Coimbra

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: