Skip to content

Pobreza zero até 2010? Ainda não.

Outubro 17, 2009

imagesA meta proposta de erradicação da pobreza até 2010 falhou.

Há dez anos os líderes europeus juntaram-se e decidiram “provocar um impacte decisivo na erradicação da pobreza”. No entanto, na União Europeia ainda moram 79 milhões de pobres. Muitas são as causas desta meta não atingida, como a instalação da crise a um nível europeu, mas também global, com o consequente aumento de desemprego, e por consequência da consequência o surgimento dos “novos pobres”, em geral a classe média, que vive agora numa “pobreza envergonhada”.

Apesar da crise a um nível geral e económico já se fazer sentir menos, os mais desprotegidos, portanto os chamados “pobres”, em momentos de aglutinação da mesma são sempre os que mais se ressentem.
Desde que a União Europeia assumiu o compromisso de lutar contra a pobreza em Lisboa, a situação até piorou para a Alemanha, Bélgica , Dinamarca, Finlândia, Hungria, Itália, Lituânia, Letónia, Luxemburgo, Polónia, Suécia e Roménia.
Mas temos boas notícias, Portugal, juntamente com a Irlanda, Holanda e Malta registaram uma melhoria segundo o Eurostat (em 2000 Portugal estava nos 21%).

É necessário e urgente pensar este problema como um flagelo social, pensar novas políticas sociais e acima de tudo fazer cumprir com a fatia orçamental co-financiada pela união Europeia para este fim. É essencial pôr outros interesses na prateleira.

Apelo aos dirigentes gvernamentais e público em geral: Não seja pobre de espírito e ajude quem mais precisa!

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: