Skip to content

Desigualdade entre Géneros

Outubro 29, 2009

desigualdade-de-genero-230x230

A “Global Gender Gap” é um relatório em que demostra que há uma desigualdade entre homens e mulheres, nomeadamente em quatro categorias: participação económica  e oportunidade, educação, poder político, saúde e sobrevivência.

O estudo feito em 2008 inclui 160 países em termos de igualdade de géneros, em que a desigualdade em Portugal é bem visível e sentida.

Em 2006 Portugal estava 33º lugar, em 2007 em 37º, e em 2008 em 39º lugar, respectivamente com a Tanzânia à frente e a Mongólia atrás.

Ainda quanto à desigualdade, esta mantém-se também ao nível do trabalho, em que a Comissão Europeia ameaçou mesmo levar Portugal ao Tribunal de Justiça Europeu, se este no prazo  de dois meses, não adequar a sua legislação de acordo com a lei comunitária sobre igualdade entre homens e mulheres no trabalho.

Para um país desenvolvido, como é considerado o nosso Portugal, há prioridades urgentes a serem tomadas e modificadas.
Quanto a nós, a igualdade entre sexos é inquestionável tornar-se real em pleno séc.XXI.

É uma prioridade para o nosso crescimento a vários níveis, visto tocar o lado primitivo ao nível de desenvolvimento/crescimento de um país (considerado desenvolvido), começando pela mudança de “mentalidade”, aquela de que somos “dotados e  levados a afogar-nos” no, e pelo nosso Portugal profundo (!?).

Anúncios
2 comentários leave one →
  1. Setembro 6, 2010 1:58 pm

    Bem, sou Brasileiro, e preciso fazer um trabalho escolar sobre desigualdade entre gêneros. Mais precisamente no âmbito masculino e feminino. Vi sua postagem:

    https://contradicaosocial.wordpress.com/2009/10/29/desigualdade-entre-generos/

    E gostaria que vc comentasse mais a respeito, obrigado e espero pelo seu retorno. Abraços.

    • Setembro 11, 2010 4:39 pm

      Boa tarde Arthur Rafael,

      Postei esta notícia que foi tirada de um jornal, conforme o link, mas não tenho muito mais informação sobre o tema. Linkei para o Global Gender Gap: http://www.weforum.org/en/initiatives/gcp/Gender%20Gap/index.htm, onde penso que pode obter mais informações e estatísticas.

      Penso que também pode aproveitar o post sobre a Emma Goldman, também tem a ver com a emancipação da mulher e luta pela igualdade de direitos, indo por uma base mais histórica, ou também falar de iniciativas de cursos e formações de empreendedorismo feminino, que contribuem para uma maior igualdade de oportunidades de emprego em cargos de chefia e liderança em empresas.
      Penso que também será interessante ir por aí, uma vez que muitos são formações apoiadas pelo estado e fundos europeus, como é o caso do programa “Mulher+”.
      Este trabalho deve ter um fundo de pesquisa e direccioná-lo para onde lhe convém mais.
      Boa sorte para o trabalho e que tudo corra bem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: