Skip to content

“Don`t ask, Don`t tell” – Versão Portuguesa

Março 21, 2010

André Correia, de 28 anos, dador de sangue há 10 anos, deparou-se com a pergunta “Se é homem: alguma vez teve relações sexuais com outro homem?”, em Maio de 2009, quando respondia ao inquérito do Hospital de Santo António, no Porto. Decidiu deixar o espaço da resposta em branco. Mas informou a médica responsável de que tinha tido uma relação homossexual cerca de oito meses antes. Nada aconteceu e André, que já fez 15 dádivas de sangue, contribuiu uma vez mais para o banco da unidade hospitalar.

Em pouco mais de meio ano, porém, tudo mudou – na sua declaração de dador, André passou de “apto” para “eliminado”. “Quando regressei para dar sangue, em Dezembro, voltei a não responder à pergunta. Mas informei a médica e disse-lhe que não tinha tido qualquer relação homossexual nos últimos 15 meses. Desta vez não me deixaram dar sangue”, diz.

À semelhança dos que representam “o sonho americano”, a política, o culto e a prática da lei do silêncio continua a reproduzir-se e a dar frutos, como bons seguidores que somos.

O Ministério da Saúde português cultiva a mesma política de mesquinhez primitiva, ao “eliminar” da lista de dadores de sangue todos os homossexuais e bissexuais assumidos.

“Don`t tell, don`t ask”, bem ao estilo português, não deixa de ser um género de “homicídio não materializado”, como o consumado em Srebrenica, mas representado desta vez pelo acto de exclusão e discriminação daqueles que sendo homossexuais ou bissexuais assumidos, não poderem dar sangue, portanto, salvar vidas.

A mesquinhez por vezes, ressalta infelizmente muito à frente daqueles que devem ser valores primários, como salvaguardar o direito à vida.

A falta de exemplo dado por aqueles que supostamente o “devem” dar, remam no sentido oposto ao crescimento que qualquer país deve ter no sentido de uma evolução positiva de uma sociedade inclusiva, não repressiva.

O remédio não é calar, eliminar, é sim incluir e aceitar!

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: