Skip to content

Mark Doyle: O Economista que Poupa, por um Planeta Melhor

Julho 15, 2010

Há 19 meses, o irlandês de 30 anos desistiu de usar dinheiro. “A primeira coisa que as pessoas me perguntaram foi como ia comer”, conta ao i através de um telemóvel carregado a luz solar que só recebe chamadas. Boyle parece ter alternativa para tudo. Em vez de comprar comida, planta os seus próprios alimentos ou recolhe desperdícios de supermercados e restaurantes. Como meio de transporte usa uma bicicleta e a sua banheira é um chuveiro improvisado, aquecido a luz solar. E não pense que Boyle não lava os dentes: uma mistura de osso de choco encontrado na praia e sementes de funcho serve de pasta.

“Em 2002, quando estava no último ano do curso de Economia, vi um filme sobre Gandhi que mudou a minha vida”, diz. Decidiu trabalhar na indústria de comida orgânica, onde esteve até 2007, até se aperceber de que mesmo os negócios éticos têm um senão.

“Um dia tive uma conversa com um amigo sobre os problemas do mundo – a destruição do meio ambiente, a agricultura industrializada… – e chegámos à conclusão de que todos estavam relacionados com o dinheiro.” Segundo Boyle, “o grau de separação entre o consumidor e os produtos consumidos é tão elevado que não temos consciência dos níveis de destruição e sofrimento das coisas que compramos”. Para ele a solução partia de uma mudança na sua vida e parecia simples: viver sem dinheiro.

Quem ganha com toda esta filosofia auto-sustentável e de poupança a todos os níveis?

Nós e o ambiente. Prova disso é Sir Mark Doyle, que apesar de economista, vive sem se valer de capital para a mais básica das tarefas.

Simples, realista, ecológico e de uma coragem inquestionável, sem dúvida de enaltecer.

Com coragem ou não, para os que a têm e os que a não têm, será talvez uma das filosofias de vida a seguir em tempos futuros…

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: