Skip to content

Novo Modus Vivendis…Expansão Espacial?

Agosto 14, 2010

Stephen Hawking quer mandar a humanidade para o espaço. E já

A única hipótese de sobrevivência para a espécie humana é a colonização espacial nos próximos 100 anos, diz o astrofísico. Mas não há aqui alguma falta de optimismo?

Ele acredita que devemos ter cuidado com os encontros com seres de outros planetas. “Só temos de olhar para nós para ver como a vida inteligente pode transformar-se em algo que não quereríamos conhecer”, disse Stephen Hawking em Abril. Agora, o físico também pensa que a única forma de garantir a sobrevivência da espécie a longo prazo é “não continuar a olhar apenas para o planeta Terra, mas sim espalharmo-nos pelo espaço”.

Um dos mais importantes e populares cientistas da nossa era, Stephen Hawking, 68 anos, é o autor de Uma Breve História do Tempo e de The Grand Design (editado no Reino Unido em Setembro). Quando disse, em entrevista ao site Big Think, divulgada segunda-feira pela AFP, que “vê grandes perigos” no futuro e estabeleceu paralelos com a crise dos mísseis de Cuba (1962) e respectiva Guerra Fria e temor nuclear, mostrou o seu descrédito na possibilidade de o homem evitar esgotar os recursos naturais do planeta e de lidar com a sobrepopulação, sem esquecer a iminência de uma guerra destruidora.

“Estamos a entrar num período cada vez mais perigoso da nossa história”, alertou. “A nossa população e o nosso uso dos recursos finitos do planeta Terra estão a crescer exponencialmente, em simultâneo com a nossa capacidade técnica para mudar o ambiente para o bem ou para o mal. Temos feito progressos notáveis nos últimos 100 anos. Mas se queremos continuar nos próximos 100, o nosso futuro está no espaço.”

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: