Skip to content

Reflectir…Porque Todos Temos Direitos

Agosto 14, 2010

A União Europeia, inspirada pelo princípio fundador da solidariedade, uniu forças com os Estados-Membros para fazer de 2010 o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Os principais objectivos desta iniciativa são o alertar de consciências para estes problemas e renovar o compromisso político da União Europeia e dos seus Estados-Membros no combate à pobreza e à exclusão social.

O Ano Europeu 2010 quer dar voz às preocupações das pessoas que têm de viver com a pobreza e a exclusão social e motivar os europeus a participarem e a ajudarem a resolver esta questão.

No âmbito desta iniciativa, a Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal encontra-se a promover um Projecto intitulado A Favor da Inclusão Social: Sensibilização, Mobilização e Debate, envolvendo 12 concelhos do território do Oeste. Este projecto tem como prioridade contribuir para a divulgação do Ano Europeu através da criação de espaços de debate e reflexão e manter a luta contra a exclusão social, na agenda mediática e Politica.

No dia 24 de Setembro de 2010, na Casa do Oeste – Lourinhã, irá ter lugar um Encontro de Reflexão, sobre a temática “A Pobreza como Violação dos Direitos Humanos”, dinamizada pela Amnistia Internacional.

Esta reflexão vem alertar para o facto de a pobreza ser também uma forma de violação dos direitos humanos, uma vez que “Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade” (Carta Internacional dos Direitos Humanos, artigo25º).

Pretende-se assim, a desconstrução de preconceitos acerca da pobreza, contribuindo para fomentar uma cultura de justiça, de solidariedade e de coesão social.

Uma reflexão extremamente necessária e de carácter urgente de acção!!

Ora vamos lá aparecer, reflectir, encontrar soluções e agir!!

Panfleto Divulgação_Encontro de Reflexão

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: