Skip to content

B.I. – Incluir é Evoluir… Pela Sétima Arte

Agosto 24, 2010

Concurso de curtas-metragens colocou residentes a observar e sobretudo a reflectir sobre a sua realidade. Jovens mostram os seus bairros em série de televisão.

Jovens de bairros problemáticos de quatro regiões do país estão a participar num concurso de curtas-metragens sobre a multiculturalidade, a identidade e o sentimento de pertença. O resultado será um documentário a emitir na RTP2 a partir de Setembro.

Zezinho foi o “cameraman” de serviço durante a tarde de gravações de “B.I”., uma série produzida para a RTP, que o JN acompanhou na Quinta do Mocho, em Loures, um dos bairros problemáticos que servem de palco aos documentários.

“Queremos que eles nos mostrem o que compõe a sua identidade e a forma como as questões da imigração fazem parte dela”, explica Filipa Reis, produtora e realizadora da Vende-se Filmes, garantindo que a sua equipa aprende muito com “a frescura e a ingenuidade” dos jovens.

Tanto mais que, como diz Zezinho, bairros como a Quinta do Mocho só costumam ser notícia quando há algum problema. “Estas câmaras e estas mesas de mistura valem muito dinheiro”, diz o jovem, apontando para o material da Vende-se Filmes espalhado pelas ruas do bairro. “Mas ninguém rouba nada, está tudo descontraído. É este lado bom que é preciso mostrar e estes programas podem ajudar muito.”

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: