Skip to content

“Uma Carta por Dia para Salvar Sakineh”

Agosto 30, 2010

Três dos cinco juízes no caso condenaram-na por ter tido uma relação amorosa com dois homens já depois da morte do marido. Numa primeira sentença, foi condenada a 99 chicoteadas infligidas à frente de um dos filhos. Numa segunda, há uns meses, foi acusada de ter traído o marido, quando ele ainda era vivo. Nova condenação: morte por apedrejamento.

O caso chegou aos jornais em todo o mundo no início de Julho. E a justiça iraniana anunciou a suspensão da pena por apedrejamento. Mas não a condenação à morte. A recente aparição na televisão estatal iraniana de Sakineh (ou de uma mulher coberta por um niqab, só com um olho e o nariz a descoberto, fazendo-se passar pela condenada), a ler uma confissão dos crimes de que foi acusada, reforçou a convicção dos activistas de que a pena de morte – mesmo sem ser por apedrejamento – estará a ser preparada.

As várias campanhas em defesa de Sakineh entretanto lançadas não perderam fôlego: Canadá, Grã-Bretanha (na primeira página do jornal The Times de Londres), Estados Unidos, e Brasil, onde o Presidente, Lula da Silva, ofereceu asilo a Sakineh e lançou um apelo directo ao Presidente Ahmadinejad. E o apelo global de intelectuais cuja lista de signatários tem vindo a crescer de dia para dia: Bob Geldof, Ayaan Hirsi Ali, Milan Kundera, Jorge Semprún, Wole Soyinka, Simone Veil, Juliette Binoche, entre outros…

Para o advogado Mostafaei, “ela é um símbolo” para milhares de mulheres.

Um símbolo cuja única fotografia conhecida e divulgada pela Amnistia Internacional em Julho passado circula pelo mundo. Nesta imagem não datada, Sakineh aparece de olhos grandes negros, numa face a descoberto sob um véu preto, quase esboçando um sorriso. Sakineh tornou-se num ícone de uma causa, com uma voz que ecoa outras mil.

Para ajudar Sakineh

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Agosto 31, 2010 7:01 am

    isto e um exemplo de selvajaria pura!a rapariga ate e viuva!gosto dos Iranianos pois conheci alguns e sao extremamente correctos!

    E os Portugueses ? nao andam a fazer perseguicoes politicas as vitimas de trafico humano ?para abafar o que e cobrir quem?
    fazer politquice la fora da a impressao que isto e um povo muito civilizado!Ha de facto portugueses com muito nivel , mas essas Organizacoes the amnistias de nao sei o que teem e gente que ocupa os lugares por compadrio nao por vocacao!
    E as perseguicoes politicas e desumanas as vitimas de trafico humano?ou esse assunto e tabu?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: