Skip to content

Sobre a Pobreza…

Outubro 21, 2010

O Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, ICOR, é um inquérito anual dirigido a uma amostra representativa das famílias residentes em Portugal, cujo âmbito abrange a valorização das várias fontes de rendimento dos agregados familiares, a sua caracterização sócio-económica e ainda um conjunto de itens relativos às condições de vida em termos habitacionais, de acesso a bens básicos e dificuldades financeiras. Permite, entre outros, o cálculo das estatísticas oficiais sobre taxa de risco de pobreza e desigualdade na distribuição dos rendimentos.

O inquérito, que integra o programa harmonizado de estatísticas comunitárias sobre o rendimento e condições de vida dos agregados domésticos privados, EU-SILC, tem sido implementado anualmente pelo Instituto Nacional de Estatística desde a primeira vaga comunitária (2004).

De igual modo, o INE disponibiliza anualmente, sob a forma de destaque à comunicação social e através da disponibilização dos dados no Portal de Estatísticas Oficiais (www.ine.pt), os indicadores que decorrem do rendimento monetário disponível das famílias, nomeadamente os que caracterizam o risco de pobreza para vários grupos sócio-económicos e a desigualdade nos rendimentos auferidos, e mais recentemente, sobre a privação material. Por outro lado, as bases de dados anonimizados do inquérito são amplamente exploradas por investigadores no desenvolvimento de trabalhos sobre as temáticas da pobreza e distribuição do rendimento.

Esta publicação é também a forma privilegiada de o INE se associar às comemorações de “2010 Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social”, no ano em que se celebra, pela primeira vez, o Dia Mundial da Estatística.

Info – Publicação sobre a Pobreza, as Desigualdades e a Privação Material em Portugal

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: