Skip to content

Grande Prémio World Press Photo

Maio 2, 2011

A atribuição do grande prémio World Press Photo ao retrato de uma mulher afegã mutilada foi “uma decisão muito corajosa” do júri, disse à Lusa Paul Ruseler, da organização do prémio.

A exposição anual World Press Photo, promovida pela fundação homónima com sede em Amesterdão, na Holanda, estará a partir desta sexta-feira no Museu da Electricidade, em Lisboa.

Paul Ruseler, comissário da mostra, referiu que foi a primeira vez, na história dos prémios (que são atribuídos desde 1955, ano em que a fundação foi instituída), que o galardão máximo foi atribuído a um retrato.

A imagem foi captada pela repórter sul-africana Jodi Bieber, no ano passado.

Jodi fotografou uma jovem de 18 anos, Bibi Aisha, a quem o marido cortou o nariz e as orelhas por uma questão de honra. A fotografia causou polémica, em Julho de 2010, quando foi capa da revista “Time”. E pode agora ser vista em Lisboa.
“Foi uma escolha muito corajosa do júri, porque é uma fotografia muito diferente e quebra com a tradição [do prémio] que habitualmente representa o assunto que dominou o ano. E este é um assunto maior, não é só de um ano, é actual”, disse Paul Ruseler.

A exposição abrange um ano de acontecimentos captados pelas objectivas de vários repórteres fotográficos em todo o Mundo. No total, nesta edição foram distinguidos 56 fotógrafos de 23 nacionalidades, escolhidos entre 5.847 participantes e com o número recorde de 108.059 fotografias a concurso.

A exposição no Museu da Electricidade ficará patente até 22 de Maio.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: