Skip to content

Projecto-Piloto de Mediadores Municipais

Maio 8, 2011

Dois anos após o arranque do Projecto, que abrange actualmente 13 municípios em vários distritos do país, seleccionados entre 24 autarquias que se candidataram ao Projecto em Abril de 2009, chegou o momento de estender o convite a outros municípios para que implementem junto das suas comunidades as boas práticas entretanto conquistadas no terreno, no âmbito do Projecto-Piloto.

Esta iniciativa tem como objectivos principais melhorar o acesso das comunidades ciganas a serviços e equipamentos locais, bem como promover a comunicação entre a comunidade cigana e a comunidade envolvente, com vista à prevenção e gestão de conflitos.

Os bons resultados registados nos 13 municípios já abrangidos pelo Projecto-Piloto vêm ao encontro da análise positiva feita nos últimos anos à actuação dos mediadores em contextos multiculturais.

Promovido pelo ACIDI, o Projecto-Piloto é dirigido a todas as câmaras municipais de Portugal continental que não estejam ainda integradas no Projecto e que, tendo comunidades ciganas entre os seus habitantes, reconheçam a importância de estabelecer pontes para um diálogo construtivo.

O Projecto-Piloto visa colocar mediadores nos serviços das câmaras municipais ou em iniciativas promovidas por estas, no âmbito de um programa de formação em contexto de trabalho. Os mediadores, preferencialmente ciganos, residentes na área de intervenção da autarquia ou em concelhos limítrofes, serão seleccionados para este Projecto sob proposta dos municípios.

O período de candidaturas, que se inicia agora, contempla a aprovação de 7 candidatos. As candidaturas serão analisadas segundo critérios de pertinência, exequibilidade e sustentabilidade por uma comissão de avaliação constituída especificamente para o efeito.

No âmbito deste Projecto, o ACIDI propõe-se ainda conceber e coordenar um conjunto de acções de formação dirigidas aos mediadores, centradas em três grandes áreas: Leis e Normas Institucionais, Mediação e Comunicação.

OProjecto, co-financiado pelo POPH, será formalizado através de Protocolo e terá uma duração de 12 meses, podendo ser renovado por iguais períodos.

As candidaturas deverão ser formalizadas até ao dia 9 de Junho de 2011, através do preenchimento e envio do formulário disponívelAqui

Consulte o regulamento Aqui

As candidaturas deverão ser enviadas para o

Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural I.P.,Rua dos Anjos n.º66 4.º Andar 1150-025 Lisboa, dirigido à Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, sob registo postal, até às 24 horas do último dia do prazo de apresentação das candidaturas.

Para informações adicionais ou esclarecimento de dúvidas contacte o Gabinete de Apoio às Comunidades Ciganas através do endereço electrónico 
gaci@acidi.gov.pt ou, das 10h30 às 12h30, através do telefone 218 106 100.

Fonte: http://www.ciga-nos.pt/Default.aspx?tabindex=1&tabid=19&mid=52&ItemID=584

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: