Skip to content

Ajude a Escolher o Projeto que Merece ser Ajudado – Visão Solidária

Novembro 28, 2011

“Parte das receitas de banca, 50 cêntimos por revista, da edição da VISÃO que está à venda, uma edição especial VISÃO Solidária, será entregue a um projeto de intervenção social dirigido por uma IPSS. Contamos consigo para nos ajudar a escolher esse projeto.

Com a ajuda da SIC Esperança (IPSS do grupo Impresa, a que pertence a nossa revista) e do Montepio Geral, que patrocina esta iniciativa VISÃO Solidária, fizémos já a primeira parte do trabalho de seleção: os dez projetos aqui listados e ordenados por ordem alfabética das respetivas entidades gestoras. Cabe agora aos nossos leitores votarem naquele que consideram mais relevante. A votação estará aberta a partir de quinta-feira, 24, e decorre aqui, em visao.pt, até sexta-feira, 9 de dezembro. Os resultados serão publicados na revista de dia 15 do próximo mês.

Os projetos propostos pelo Montepio e SIC Esperança

Projeto 1: Construção de uma cozinha comunitária industrial, para dar resposta ao aumento significativo dos pedidos de ajuda. ANAP – Associação Nacional de Ajuda aos Pobres, IPSS do Porto, que conta com 7 anos de existência, tendo como principais destinatários todos os que se encontrem numa situação extrema de carência económica.

Projeto 2: Combate à Violência Financeira Contra Pessoas Idosas visa a divulgação dos direitos dos idosos, prevenindo-os e dando-lhes apoio e acompanhamento psicológico. APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, IPSS fundada em 1990 que tem como objetivo promover e contribuir para a informação, proteção e apoio aos cidadãos vítimas de infrações penais, em particular os mais carenciados.

Projeto 3: Levar a intervenção musical a mais hospitais, conferindo a este projeto âmbito nacional. Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade, fundada em 2006 pela dra. Ana Jorge, e é um projeto de Intervenção Musical, único e inovador, com a perspetiva de humanizar contextos de cuidados de Saúde.

Projeto 4: Aquisição de equipamentos para a criação de uma sala snoezelen. Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer, constituída em 1988, em Lisboa, com o objetivo de apoiar indivíduos com a Doença de Alzheimer, seus familiares e cuidadores formais.

Projeto 5: Portugal + Feliz foi criado para apoiar as famílias mais carenciadas e vulneráveis à crise, procurando soluções para cada elemento da família, integradas com os problemas que afetam o agregado no seu todo, através da cobertura de áreas como a alimentação, apoio financeiro, competências pessoais e sociais, integração escolar e/ou profissional, saúde e outras. Cruz Vermelha Portuguesa, fundada em 1865, é uma ONGD que conta com 174 delegações locais e que procura ajudar as pessoas vulneráveis, sejam quem forem e onde quer que estejam, com o objetivo de proteger as suas vidas, saúde e dignidade.

Projeto 6: Em Família para Crescer está vocacionado para a prevenção, apoio e acompanhamento de crianças, jovens e suas famílias, em situação de risco social, tendo como objetivo o desenvolvimento de competências pessoais, sociais, escolares e profissionais dos jovens, visando a inclusão social pela mudança de comportamentos e atitudes. IAC – Instituto de Apoio à Criança, IPSS fundada em 1983 e que visa apoiar e divulgar o trabalho de todos os que se preocupam com a procura de novas respostas para os problemas da infância em Portugal, assumindo-se como promotor e defensor dos Direitos da Criança junto da comunidade em geral.

Projeto 7: Rastreio do Cancro da Mama, reforço da prevenção, das ações de sensibilização e da realização de rastreios por todo o país. Liga Portuguesa Contra o Cancro, ONG que visa promover a prevenção primária e secundária do cancro, o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico e a formação e investigação em oncologia.

Projeto 8: Aquisição de equipamentos dirigidos a crianças inadaptadas, para melhorar níveis e inovar estratégias de intervenção. NECI – Núcleo de Educação da Criança Inadaptada, instituição de Lagos, de referência na área da deficiência, e a única resposta existente em termos de intervenção precoce.

Projeto 9: Requalificação do parque infantil, que se encontra desajustado e não corresponde às normas de segurança. Obra Social e Cultural Sílvia e Cardoso, fundada em 1921, em Paços de Ferreira, que tem como missão a promoção social e cultural desta região.

Projeto 10: Observatório da Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa, tem como objetivo contribuir para o conhecimento da realidade sócio económica da cidade e dar respostas concretas a problemas de combate à exclusão social e à pobreza. REAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal, ONGD de âmbito nacional, constituída em 1991, e que tem como missão defender os direitos humanos fundamentais e garantir que todos tenham condições necessários ao exercício da cidadania e a uma vida digna, promovendo a luta contra a pobreza e a exclusão social e o trabalho em rede, envolvendo toda a sociedade civil.”

Ler mais em: http://aeiou.visao.pt/ajude-a-escolher-o-projeto-que-merece-ser-ajudado=f635162#ixzz1eXMHIOON

 

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: