Skip to content

Caleidoscópios

Janeiro 10, 2012

“Antes fosse claro escrever sobre isto. Mas há pessoas que parecem ter caleidoscópios dentro delas. Como se fossem feitas de milhares de pedacinhos coloridos, todos diferentes entre si. Por fora não se vê. Parecem normais. Pudesse alguém abri-las. Ou soubesse alguém olhá-las.

Mas a verdade é que nessas pessoas se sente uma espécie de agitação permanente que impossibilita, a maior parte das vezes, que as entendamos na totalidade.  Sobressaem nos encontros e nos sítios como girassóis brilhantes num campo raso de margaridas. Na volta, pergunto-me, todas as pessoas são pessoas caleidoscópio. Apenas não lhes é ditto quando são pequenas, que podem ser assim. Apenas não tiveram a coragem de mergulhar nesse vortices de possibilidades e potenciais conjugações e descobrir que são assim.  Dá trabalho, fazer isso. Exige escolhas e acção.

Criámos um vício, nós Achámos que nos era muito útil engavetarmo-nos em tipos e classificações genéricas e reduzir a realidade a grandes grupos. Eu, que vivo fascinada pelas diferenças e tendo escapado às generalidades, fico paralisada perante grupos com nomes interessantes como “as mulheres”, “os homens”, “os engenheiros”, “os politicos”, “os médicos”, “os jovens”. Reconheço as vantagens da classificação, claro, em contextos de análise sócio-económica, mas fico por aí. Tira-me do sério esta mania que temos de reduzir a realidade a gavetas, quando o que realmente interessa é o que nos diferencia individualmente e a coexistência activa dessas diferenças no meio deste grande espaço comum que é a sociedade.

Não, não somos todas pessoas-caleidoscópio. Nem precisamos de ser. Precisamos, para que o mundo avance, é de ter coragem para criar espaço real para o exercício da diferença ao mesmo tempo que alimentamos o que nos une. Tão fácil como parece. Como em tudo, é só uma questão de escolha.”

Guta Moura Guedes in “Revista Única”

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: